COPPEREPLACE
Desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, produtos e estratégias para reduzir a aplicação de cobre em vinhas e remediar solos contaminados na região SUDOE
Eixo 1 Investigação e inovação
Objetivo 1b2 Desenvolver a divulgação da investigação aplicada relacionada com as tecnologias facilitadoras essenciaisGaleria
- Setor do vinho
- 2. Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (PT)
- 3. Institut Français de la Vigne et du Vin Pôle Rhône Méditerranée (FR)
- 4. SOGRAPE VINHOS S.A. (PT)
- 5. Centro de Valorización Ambiental del Norte, S.L. (ES)
- 6. Universitat Politècnica de Catalunya Departamento de Ingeniería Agroalimentaria y Biotecnología Unidad de Mecanización Agraria (ES)
- 7. Vignerons Bio Nouvelle Aquitaine (FR)
- 8. FUNDACIO EURECAT Departamento QUIMICA (ES)
- 9. MIGUEL TORRES SA (ES)
- 10. Universidade do Porto Faculdade de Ciências Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável da Universidade do Porto (PT)
- 11. Universidade de Vigo Departamento de Bioloxía Vexetal e Ciencia do Solo Grupo de Planta, Solo e Aproveitamento de Subproductos (ES)
- 12. SCEA CHATEAU L´HOSPITALET (FR)
- 13. JEAN LEON S.L. (ES)
Resumo do projeto
A redução do uso de cobre tornou-se um grande desafio na viticultura europeia, uma vez que este elemento tem sido amplamente utilizado desde o final do século XIX para combater pragas mais devastadoras como o míldio. Esse desafio estratégico foi reconhecido como sendo de elevada relevância pelas principais associações Europeias e internacionais deste setor, além de algumas autoridades nacionais, empresas privadas e centros de investigação.
O objetivo do COPPEREPLACE é validar soluções integradas, inovadoras e viáveis, para reduzir o uso de cobre e seu impacto ambiental nas vinhas da região do SUDOE. As soluções devem ser transferíveis e duradouras, capacitando o setor vitivinícola para cumprir o novo regulamento da UE e promover uma produção ambientalmente sustentável.
Atualmente, não existem produtos no mercado ou estratégias eficazes para substituir o uso de cobre. O projeto COPPEREPLACE tem como objetivo abordar esta problemática usando uma abordagem inovadora baseada em três pilares: 1) Validação de tecnologias facilitadoras essenciais (do Inglês: KETs) em biotecnologia, usando produtos alternativos, agricultura inteligente e de precisão e estratégias de gestão do solo; 2) Implementação de itinerários de gestão integrada das culturas que sejam sustentáveis e economicamente viáveis e; 3) Criação de uma rede de conhecimento para promover a transferência e aceitação dos resultados. Estas abordagens irão gerar soluções com uma visão muito prática.
Regiões participantes
- Aquitaine
- Cataluña
- Comunidad de Madrid
- Galicia
- Languedoc-Roussillon
- Norte
- Associações de fabricantes
- Pequena e média empresa