Comunicação
Comunicação dos projetos
Os projetos aprovados pelo Programa Interreg Sudoe têm a obrigação de realizar ações de comunicação para maximizar o seu impacto. Para além do mais, devem informar sobre a procedência do seu financiamento. As obrigações de comunicação dos projetos estão explicadas na ficha 13 do Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos (disponível na nosa biblioteca em linha). Entres estas obrigações, a comunicação visual desempenha um aspecto importante dado que as normas de apresentação do emblema europeu e do logótipo do Programa Interreg Sudoe devem ser escrupulosamente respeitadas.
Os elementos gráficos necessários podem ser descarregados no item que se segue. Os elementos encontram-se disponíveis tanto em formato jpg, em formato pdf editável ou mesmo em formato vetorial. Se um dos elementos gráficos não se encontra no formato desejado, é favor contatar o Secretariado Conjunto.
Logótipos
O logótipo do Programa Interreg Sudoe
Pode descarregar aqui o ficheiro do logótipo do Programa Interreg Sudoe, disponível em duas versões:
- uma com a menção FEDER.
- outra sem esta menção.
O logótipo do projeto
Os projetos aprovados podem criar o seu logótipo segundo duas modalidades.
- Opção 1: O logótipo do projeto integra o logótipo do Programa Interreg Sudoe. O Secretariado Conjunto recomenda esta opção.
- Opção 2: O projeto cria seu próprio logótipo. O logótipo do projeto deverá estar sempre unido ao do Programa Interreg Sudoe.
Opção 1 | Opção 2 |
Pode descarregar aqui os ficheiros editáveis do logótipo para qualquer uma das opções. Cada versão está disponível com a menção FEDER e sem a menção FEDER. Este ficheiro contém também os ficheiros do tipo de letra Montserrat Régulier (tipo de letra Open Source) que deve ser utilizado para adaptar o logótipo. As normas de apresentação do logótipo podem ser consultadas na ficha 14 do Guia Sudoe.
Cartaz
Cada beneficiário de projeto deve colocar, num lugar visível pelo público, um cartaz que apresenta as informações sobre o projeto (Regulamento (UE) nº1303/2013). Os projetos devem fornecer evidências fotográficas da colocação dos referidos pôsteres. O Programa Interreg Sudoe propõe dois modelos de cartazes. Os beneficiários podem utilizar um destes dois modelos ou elaborar um cartaz à sua escolha. As normas a seguir para a criação e divulgação deste cartaz podem ser consultadas na ficha 13 do Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos.
Pode descarregar aqui os ficheiros gráficos editáveis do modelo do cartaz A3 podendo ser adaptado a cada projeto e em todos os idiomas.
Emblema europeu
As normas gráficas do emblema da União Europeia estão disponíveis no anexo II do Regulamento de Execução (UE) nº821/2014 . Os ficheiros originais do emblema europeu podem ser descarregados aqui.
Ícones dos objetivos temáticos
O Programa Interreg Sudoe intervém em 5 objetivos temáticos para os quais foi desenhado um ícone com o logótipo Interreg. Estes ícones são utilizados pelo Programa Interreg Sudoe e recomenda-se que os projetos os utilizem, assim como as cores correspondentes para escrever o nome do projeto no caso em que o logótipo deste último se baseie no logótipo do Programa. Os códigos de cada cor podem ser consultados na ficha 14 do Guia Sudoe .
Pode descarregar aqui os 5 ícones dos objetivos temáticos ou separadamente clicando sobre os seguintes links:
Modelo de carimbo para a identificação da imputação das despesas ao Programa Sudoe
Este modelo de carimbo responde à norma do Programa Interreg Sudoe definida na ficha 8.0 do Guia Sudoe.