Comunicação
Atualidade Sudoe
O projeto TiChroN, ganhador do prémio da Comissão Europeia no concurso Interreg Slam 2023
Categoría Projetos Sudoe
O projeto TiChroN, que visa melhorar a vida das crianças e adolescentes com doenças crónicas através da utilização de novas tecnologias, ganhou o "Commission Choice Award", um prémio atribuído pela Comissão Europeia no âmbito do concurso Interreg Slam 2023. A final do concurso teve lugar dia 26 de outubro em Santiago de Compostela (Espanha), perante quase 350 participantes de todos os Programas Interreg e da Comissão Europeia, no Evento Anual Interreg.
Sendo um dos 5 finalistas do concurso Interreg Slam, os representantes do projeto TiChroN conceberam e realizaram uma pequena representação teatral ("Storytelling Competition") para apresentar as soluções propostas pelo projeto. Em nome do Programa Sudoe, felicitamos ao Abraham Delgado, técnico do gabinete de cronicidade do SCS (Servicio Cántabro de Salud), Paloma Álvarez, gestora de projetos europeus do Instituto de Investigación Sanitaria Valdecilla (IDIVAL), e a pequena Elisa pelo seu desempenho.
O concurso foi gravado e pode ver a atuação de Paloma e Abraham a partir do minuto 22:45, clicando neste link.
Gostaríamos também de felicitar os outros 4 finalistas que apresentaram projetos Interreg igualmente interessantes, bem como as pessoas que atuaram nestas pequenas encenações.
Que soluções oferece o projeto TiChroN?
TiChroN centrou-se na implementação de um protocolo de atuação capaz de responder às necessidades específicas de saúde das crianças com doenças crónicas (diabetes, obesidade, asma), integrando todo o ambiente do paciente: familiar, médico, escolar e social.
Para este fim, TiChroN criou ferramentas optimizadas de gestão e de intervenção precoce em situações de alto risco nas crianças, baseadas na utilização de novas tecnologias, com o objetivo de evitar o seu internamento hospitalar e o aparecimento de situações de alto risco não detectadas pelas pessoas que as rodeiam.
Estas ferramentas permitem às crianças e às pessoas que as rodeiam melhorar as suas capacidades e competências para gerir a sua doença.
As 3 ferramentas desenvolvidas e disponíveis gratuitamente são as seguintes:
- TiChroN Virtual Pet
- Plataforma de aprendizagem online
- Chatbox
Pode aceder a estas ferramentas através deste link.
Estas soluções estão estreitamente relacionadas com a aquisição de competências, tema escolhido pela União Europeia para 2023, o Ano Europeu das Competências.