Comunicação
Atualidade Sudoe
ÁGUA: Descubra as atividades mais recentes de TWIST LIVING LABS
Categoría General
• Living Labs na França: dois novos projetos-piloto em OiEau
O TWIST Living Labs francês, em particular em OiEau - Office international de l'eau, tem dois novos pilotos em funcionamento, um para testar o piso do filtro Triton da Johnson Screens quanto à sua eficiência e impacto ambiental e outro para testar um método inovador para detectar cavitação e outras falhas de bomba com um acionador de velocidade variável Schneider Electric.
Nesse sentido, Aqseptence Group e o International Office for Water trabalharam num projeto de P&D com base no teste de solo filtrante Johnson Screens Triton ™. A OiEau criou um piloto em escala semi-industrial em La Souterraine, permitindo testar a eficácia do sistema Triton numa situação real e otimizar o seu impacto ambiental (consumo de água e energia). Os resultados obtidos permitirão destacar os pontos fortes do produto atual e focar em áreas para novos desenvolvimentos.
Por outro lado, a Schneider Electric & OiEau desenvolveram um método inovador para detectar cavitação e outras falhas em bombas. Esta nova abordagem pode detectar uma queda no torque no eixo da bomba e, juntamente com uma medição de fluxo, pode determinar se a cavitação está ou não ocorrendo. Além disso, a manutenção intermediária dá o estado de saúde de uma bomba em tempo real e requer apenas a aquisição de corrente e o uso de RMS e análise espectral. Schneider Electric e o International Office for Water têm trabalhado juntos nessa questão há já 2 anos. Até o momento, pesquisas metodológicas foram realizadas e uma primeira série de experimentos foi realizada numa plataforma educacional existente na OIA (bomba centrífuga multiestágio com motor assíncrono, medição de corrente, tensão, pressão e débito).
• Urban Living Lab em Lisboa: Acompanhamento da aplicação de águas residuais tratadas em espaços públicos
O Lisbon Urban Living Lab (UL3) está a trabalhar com a Câmara Municipal de Lisboa para desenvolver o projecto MAARTE.
MAARTE concentrar-se-á numa nova metodologia para avaliar os níveis de poluição de espaços verdes públicos irrigados com águas residuais tratadas. Testará igualmente várias concentrações de bactérias e vírus em amostras de grama irrigadas com água potável, água subterrânea e água residual tratada.