Comunicação
Atualidade Sudoe
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: Lançamento do projeto Hospital Sudoe 4.0, um projeto-chave para a eficiência energética nos hospitais europeus
Categoría Gestão dos projetos aprovados
Quanta energia consome um hospital público por ano? Como melhorar a eficiência energética destes edifícios? Com um orçamento do FEDER de 1.055.137 euros, o projeto Hospital Sudoe 4.0 visa melhorar as políticas de eficiência energética nos centros hospitalares, utilizando redes e experiências conjuntas, que se concentram nos sistemas de ar condicionado.
No passado dia 24 de outubro, o projeto HOSPITAL SUDOE 4.0 organizou o evento de lançamento, no qual os objetivos e os resultados esperados de um projeto ambicioso foram apresentados em benefício dos cidadãos e do ambiente. Este projeto visa validar modelos de eficiência energética para a reabilitação de complexos hospitalares, a fim de economizar energia e reduzir as suas emissões. HOSPITAL SUDOE 4.0 utiliza edifícios-piloto hospitalares localizados em cada estado-membro para medir o consumo de energia e água em tempo real. O projeto depende da participação das administrações públicas responsáveis pela gestão energética dos edifícios hospitalares em cada território, a fim de assegurar a institucionalização dos procedimentos.