Comunicação
Atualidade Sudoe
MEIO AMBIENTE: Está criada a Rede Europeia de Territórios Resineiros
Categoría Gestão dos projetos aprovados
A rede nasce como uma organização setorial e transnacional que integrará todos os membros da cadeia de valor da resina natural europeia: desde o monte ao mercado
No passado mês de maio, os membros do sector de produção e transformação da resina natural do Sudoeste Europeu reuniram-se no Município português de Proença-a-Nova para celebrar as sessões internacionais “O aproveitamento resineiro: Montes com futuro”, organizadas pelo projeto SustForest Plus.
O objetivo fundamental deste encontro foi iniciar o processo de criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros, a RETR, uma organização setorial e transnacional que promoverá uma Estratégia para a Resina Natural Europeia (ERNE) destinada a impulsionar políticas, programas e ações que apoiem a melhoria, conservação e valorização deste recurso.
A Rede está aberta à participação dos atores socio-económicos da resina natural europeia, e está constituída pelos proprietários e gestores florestais, trabalhadores resineiros e atores da indústria de primeira e segunda transformação da resina, assim como por qualquer interessado em impulsionar e apoiar o bom funcionamento económico, social e meio ambiental do sector resineiro. As entidades e particulares que estejam interessadas em formar parte da RETR podem solicitar a sua adesão contatando com o projeto SustForest Plus.
Os estatutos da Rede serão apresentados no próximo mês de novembro em Lisboa.
A RETR nasce com a vocação de influenciar no desenho e na tomada de decisões políticas e administrativas que afetem o sector da resina tais como as condições do trabalhador resineiro, a sua incorporação na proteção dos recursos florestais e sobretudo na vigilância e prevenção de incêndios florestais. Os membros da Rede beneficiar-se-ão de serviços como o assessoramento técnico e administrativo, formação professional, a participação em projetos de inovação para a melhoria da rentabilidade e eficiência da sua atividade, o intercâmbio de conhecimento e um sistema de comunicação e informação setorial, entre outros.
Um dos objetivos mais ambiciosos da RETR será apresentar o sector perante os decisores públicos da União Europeia em Bruxelas em 2021, para que a resina natural europeia seja tida em conta no desenho da Política Agrária Comum (PAC), na Estratégia de Bio economia da União Europeia e nas diretrizes de Política Florestal.
Em resumo, esta Rede promoverá a valorização e o aproveitamento da resina produzida nos montes europeus, contribuindo à criação de emprego resineiro e consequentemente, à fixação da população no meio rural. A RETR também impulsionará a criação de uma marca de origem da resina europeia.