Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Atualidade Sudoe

Que tipo de projetos foram apresentados na primeira fase da convocatória de projetos?

Categoría Convocatória

O Programa Interreg Sudoe abriu a primeira fase da primeira convocatória de projetos desde o dia 21 de setembro ao dia 6 de novembro de 2015. No final da primeira fase foram recebidas, através da aplicação informática eSudoe, 496 propostas de projeto.

Desde esse momento, o Secretariado Conjunto analisou as propostas recebidas para verificar se reuniam todas as condições para ser avaliadas. O calendário previsto para a avaliação e a segunda fase de projetos pode ser consultada aqui.

Quantos projetos foram apresentados por prioridade?

O orçamento total FEDER atribuído à primeira convocatória de projetos é de 40,2 milhões de euros e a convocatória de projetos está aberta às cinco prioridades do Programa, de acordo com a seguinte distribuição:

INVESTIGAÇÃO
E INOVAÇÃO 

COMPETITIVIDADE
DAS PME

ECONOMIA DE BAIXO
TEOR DE CARBONO

LUTA CONTRA A
ALTERAÇÃO CLIMÁTICA

MEIO AMBIENTE
E EFICIÊNCIA DE RECURSOS


15,8 milhões

milhões

4,7 milhões

5,1 milhões

8,6 milhões

A maioria das propostas de projeto foi apresentada nas prioridades Investigação e Inovação (42,94% do total das propostas recebidas) e Meio Ambiente e Eficiência de Recursos (23,58% do total), ou seja as prioridades dotadas de um financiamento mais relevante.

Quantos projetos foram apresentados por objetivos específicos?

Os objetivos específicos 1b1 e 6c1 são os que receberam mais propostas de projetos.

Quantas entidades participaram nesta primeira convocatória de projetos?

Os beneficiários principais repartem-se entre Espanha (70,7% com 351 beneficiários principais), Portugal (22,7% com 111 beneficiários principais) e França (6,8% com 34 beneficiários principais).

Em total, 4200 entidades participaram na primeira convocatória como beneficiário principal, beneficiário ou parceiro associado, tendo em conta que algumas entidades participam em mais de uma proposta. A distribuição geográfica é a seguinte: Espanha 2197 (52,30%), Portugal 1240 (29,52%), França 734 (17,47%) e Reino Unido 2 (0,047%).

Por outro lado, há 3 entidades do Principado de Andorra que participam em propostas como parceiros associados (0,071%) e outras 20 entidades (0,47%) que se apresentam como parceiros associados procedentes de outros países pertencentes à União Europeia e externos à União Europeia.

Mais info

Consulte aqui as informações sobre a primeira convocatória de projetos.

O calendário previsto para a avaliação e a segunda fase de projetos pode ser consultada aqui.

A informação completa sobre todos os aspetos da elaboração de um projeto encontram-se no Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos.

Faça download aqui do kit de candidatura da segunda fase.

Não está preparado para a primeira convocatória de projetos? O Programa prevê abrir quatro outras convocatórias de projetos consagradas a diferentes prioridades. Clique aqui para mais informações.